Olá, senhoras e senhoritos. Finalmente fomos apresentados ao spin off de The Walking Dead, da AMC, baseado nas histórias em quadrinho de mesmo nome criadas por Robert Kirkman, e que teve sua estréia com o título de Fear the Walking Dead (Tema os Mortos-Vivos, ou a tradução que preferir).
No entanto, diferente da série de TV original, que utilizou os mesmos personagens da HQ mudando algumas características e o rumo da história com o tempo, FTWD partiu da ideia dos jogos do título, como os da Telltale Games, que fizeram um tremendo sucesso exatamente por se basear no mesmo mundo, mas apresentando personagens diferentes (com exceção de alguns momentos os quais são apresentados alguns dos personagens principais da HQ). E isso é algo que tira o peso da responsabilidade de criar algo que seja muito diferente da matéria prima e que desagrada os fãs, quase que se tornando um gênero de RPG. Sendo assim, o roteirista e diretor tiveram liberdade para criar novos personagens e uma história inédita. E cara, a história conseguiu agradar.
Eu comecei a ver a série sem nenhuma esperança. Pelas imagens que vi antes do lançamento, parecia uma série feita por fãs, que não tiveram nem a decência de utilizar as cores e identidade visual da série original que fez fama na TV. No entanto, assistir a série foi algo satisfatório, já que a atuação convence e o enredo ficou bem bolado.
A história, em contrapartida da original de novo, começa mostrando o início dos acontecimentos, como foi que o mundo começou a ir ladeira abaixo, deixando de lado um pouco da ordem cronológica e apresentando um contexto mais atual. De certa forma isso estraga o misticismo por trás da ideia de Kirkman, que é focar mais naquele mundo brutal e selvagem pós apocalíptico, o qual o menor dos seus problemas são os zumbis. Mas eu gosto de imaginar a série não tendo relação nenhuma com a obra original. Assim ela se torna algo muito bom de se assistir, só não tendo as 5 estrelas do primeiro TWD.
E falando de zumbis, aí que vem o problema. Esse foi o ponto baixo da série pra mim até agora. Foram poucas as aparições dos "walkers", mas as que ocorreram, não me agradaram. Os efeitos especiais pareceram meio de segunda categoria, além da maquiagem que quase não existe (e que é importantíssima pra série original), além da movimentação dos atores. Se você é fã, deve saber que a equipe de TWD presa pelos mínimos detalhes, e foi por isso que criou um curso que ensina os figurantes a se movimentarem e SEREM mortos-vivos. No entanto, em FTWD parece que só jogaram ketchup em cima do ator e pediram pra ele fingir que é um Frankenstein. Se não concorda isso, assista qualquer episódio da série original e perceba as feições e os olhares vagos dos figurantes, que te dão a impressão de que estão mortos de verdade. Logo, se assistir a nova, vai perceber que não chega nem aos pés da série original, já que os walkers mal passam medo pra você. Podem ser mínimos detalhes, mas foi isso que trouxe toda a glória para a série logo em seu primeiro episódio.
Mas não se preocupe, meu caro taverneiro(a). Embora Fear the Walking Dead não tenha o mesmo prestígio da série original, nem a trilha sonora de arrepiar, você vai se descobrir gostando do que vê na tela e ficando impaciente para ver como tudo aquilo vai acabar. Então trate de assistir e tirar suas próprias conclusões. :)