terça-feira, 28 de abril de 2015

Steam finalmente tira o sistema de MODs pagos


   No final da semana passada a internet ficou enlouquecida, com sangue nos zóio, sedenta por sangue, todo mundo atrás da cabeça de quem teve a brilhante ideia de lançar um sistema onde os criadores de mods compatíveis com o jogo Skyrim poderiam cobrar e ganhar dinheiro com seu trabalho, mas com um pequeno detalhe pertinente: 75% do lucro seria dividido entre a Steam e a Bethesda.
   A comunidade estava divida entre grande parte que incentivava o pagamento pelos mods e as que aboliam, pelo fato de que existem grupos muito empenhados na prática de criar esse conteúdo adicional para o jogo, mas também existem também aqueles que iriam criar qualquer coisa sem graça e cobrar o mesmo preço, deixando o conteúdo desatualizado e incompatível com o sistema de muitos gamers que iriam ficar furiosos com isso. Sendo assim, faria sentido os criadores receberem apenas parte da quantia arrecadada, mas não explica o fato de que a Bethesda (que iria receber 50% dessa parte) iria lucrar uma quantidade absurda de dinheiro apenas por ficar parada de braços cruzados.


   No entanto, para evitar mais discussões, a Steam tirou o sistema do ar hoje e anunciou que vão reembolsar junto com a fabricante do RPG todos aqueles que gastaram com mods nesse período de 4 dias. Não se sabe se essa ideia virá mais pra frente melhorada, mas é certo que comunidades feitas especificamente para o download de mods de jogos, como o Nexus, já vem incentivando doações para os melhores criadores faz anos, o que provou ser muito eficiente. Afinal, a prática de cobrança de mods incentiva ainda mais as empresas a lançarem milhares de DLCs que não adicionam nada interessante ao jogo e que custam caro. Se um conteúdo é para ser pago, ele deve merecer nosso dinheiro através de esforço e bom trabalho.

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