Batman vs Superman: Dawn of Justice está na boca do povo, já que o trailer foi o grande sucesso da San Diego Comic Con deste ano. Parte disso se dá pela pouca fé que todos tinham sobre esse filme desde que havia sido anunciado, fato esse que se comprova pela recepção nada calorosa na internet quando foi confirmado que o novo Batman seria interpretado por Ben Affleck, que já havia participado da adaptação cinematográfica do Demolidor (2003), que recebeu críticas negativas por todo lado.
No entanto, o sucesso do trailer não se dá apenas por essa estimativa baixa que tínhamos, mas pela genialidade que nos foi apresentada quando Zack Snyder demonstrou que acertou em cheio em criar um Batman mais próximo das HQs possível, baseando-se principalmente na famosa graphic novel O Cavaleiro das Trevas (1986), do aclamado Frank Miller, que já recebeu até dois filmes animados, e se tornou um marco para o herói nos quadrinhos, servindo de base para sua mitologia nos anos a seguir (inclusive na trilogia de filmes do Nolan), e firmando ele como um título mais pesado, violento e realista.
O que Batman vs Superman nos apresenta em seu trailer é isso, um universo mais realista, baseado no próprio estilo da DC Comics, que nos trás histórias mais macabras e violentas, beirando o realismo e tratando os próprios heróis como deuses, assim como pode-se ver na premiada graphic novel O Reino do Amanhã (1996), com as artes insanamente realistas de Alex Ross, e na atual Injustice: Deuses Entre Nós (2013), de Tom Taylor, baseado no jogo de mesmo título desenvolvido pela Warner Bros e Interactive Entertainment.
Já ouvi gente dizendo que o filme seria uma merda pelo fato de não se tratar mais de um filme de herói, pois tem uma temática muito séria e visual mais sinistro. Pra essas pessoas eu indico que calem a boca mais vezes e comecem a ler mais histórias em quadrinhos antes de falar algo sobre o qual não faz a mínima ideia do que se trata. Se assim o fizesse, saberia que assim como os quadrinhos da Marvel tem sua própria identidade, criando personagens mais humanizados os quais uma pessoa comum pode se identificar (como visto na graphic novel Marvels (1994), também de Ross), a DC cria personagens que se assemelham aos deuses gregos, com defeitos humanos, mas força e habilidades sobrenaturais. E é essa diferença que influencia cada editora a ter um visual e temática completamente distintos, com a Marvel utilizando mais cores vibrantes e alegres destacando o mundo maravilhoso dos super-humanos, enquanto a DC cultua a mitologia de Batman sendo a noite e Superman o dia, o homem contra deus, luz contra trevas, criando um universo com menos cor e mais violência.
Levando em base tudo isso, posso dizer que sim, Batman vs Superman será um tremendo de um filme irado, cheio de referências às melhores histórias em quadrinhos dos heróis, e se tornará um marco na história dos cinemas e hqs, já que não estamos falando de uma editora qualquer, mas uma das melhores do mundo, que por acaso está lançando sua primeira super produção estrelando não um, mas três dos seus maiores personagens que irão dar a partida para uma nova era de heróis no cinema, assim como a Marvel fez. :)
Tell me... Do you bleed?
You will.
Esse filme será épico, estou apostando todas minhas fichas nele, e muitas pessoas também estão, se o filme ficar ruim vão retalhar a DC, ela está criando muitas expectativas e escondendo muitos detalhes, assim como estão fazendo com o Esquadrão Suicida, o que deixa os fãs loucos.
ResponderExcluirA DC é a melhor editora no quesito filme, porque todos filmes em animação são fiéis e incríveis, além do filme do Superman que foi incrível, e a trilogia do Nolan que trouxe de volta a glória do Cavaleiro das Trevas e deixou pra trás a fama do Batman da década de 60. É bem provável que seja uma super produção digna de bater palmas em pé. :)
Excluir